TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

TItaniwm Redes - Gestão Empresarial - Stoq



Parte 1 – Conhecendo o Stoq e sua estrutura

1. Apresentação – O que é o STOQ
O Stoq é uma inovadora suite de aplicativos ERP para gestão comercial para pequenas e médias empresas, atendendo aos requisitos necessários estando de acordo com as regras impostas pelo governo, como Sintegra, Impressoras Fiscais (ECF), apuração de impostos sobre compra e venda (ICMS), impostos sobre serviço (ISS), CFOP, etc. Ele tem por função principal organizar dados de uma empresa em um banco de dados de central, estes dados, como exemplo, informações sobre funcionários, estoque de uma empresa, recebimento de compras e vendas, e tudo relacionado a estrutura logica de comércio. Ele e oferecido gratuitamente para qualquer interessado gerenciar uma empresa baseda nos modulos de controle presentes nele, para está função e uma das melhores ferramentas encontradas no mercado web, sejam pagas ou gratuitas. Inicialmente construido para o sistema Linux, sendo sustentado pela Async Open Source, uma corporação de desenvolvimento de softwares livres, e sendo licenciado pela licença GPL GNU Linux. O Stoq é um software revolucionador, em primeira mão, por ser gratuito e de livre distribuição e uso, e em segundo lugar por estar em constate atualização mantendo sempre a alta qualidade deste software.

Tela de Login do Stoq

1.1 Sobre a Lincença do Stoq
O Stoq está sobre a licença GPL GNU Linux, sendo que o software possui o codigo fonte livre, podendo ser alterado, customizado ou expandido sem quaisquer pagamentos de licenças a mais, contudo as fontes do software e os nomes dos autores originais deveram ser mantidos no software. Para obter o stoq não é necessário gastos com aquisição ou manutenção, ele e distribuido livremente e gratuitamente não sendo necessário pagar pelo software, sendo que você poderá vende-lo livremente, instalando junto á um computador, ou também quando alterado. Em troca da gratuidade do Stoq o usuário deve concordar que está usando este software sob sua própria vontade e aceitando qualquer tipo de risco ou dano advindo de sua utilização. A Async Open Source não poderá ser responsabilizada por qualquer tipo de dano causado por seu uso. Concorda ainda que não existe nenhuma garantia de que ele realmente irá funcionar no seu computador e que o fato de utilizá-lo não lhe dá direito a nenhum tipo de suporte técnico, embora você seja bem vindo para postar suas dúvidas nas listas de discussão do produto ou mesmo solicitar a contratação de suporte técnico pago.

1.2 Por que usar o Stoq?
Por se um software livre o Stoq, desde sua criação ate seus dias de desenvolvimento atual ganhou melhorias, não apenas da primeira equipe desenvolvedora, como também dos usuários dos softwares. Possuindo uma licença GPL GNU Linux, o Stoq veio entre seus anos de vida sendo melhorado por sugestões da grande comunidade de usuários presentes da web e os desenvolvedores particulares do software, com isso o software sempre mantém sua alta qualidade de operação, e mais insucetivel a erros do que qualquer outro software de gestão, sendo que na fase de desenvolvimento o software e incansavelmente testado para sempre manter seu padrão maximo de qualidade. Usar o Stoq na sua empresa traz segurança em um sistema de gestão confiavel, facilita o controle dos processos de produção da empresa, e um software de facil implantação e uso, além das caracteristicas iniciais ele ainda detém o que quase nenhum software pago oferece, a customização e a expansão acelerada do software.

Depoimentos:
O Stoq é um sistema muito confiável e atende a todas as necessidades da nossa empresa, tanto na parte administrativa como nas vendas e na produção. Um sistema sempre atualizado, ágil, flexível e fácil de ser utilizado, o Stoq também emite relatorios objetivos, lançamentos, fluxos de caixa, etc.
Laisa Viana Lourenço
Auxiliar Administrativa/Financeira - VigorPlant Fertlizantes.
Perfeita solução, constante evolução e trabalho desenvolvido por pessoas que têm a preocupação em não apenas vender um serviço ou produto mas sim em se preocupar também com o negócio de seus clientes.
William Schiavon
Diretor Grupo DJBan | Schiavon Ltda.

1.3 Quem precisa do Stoq?
O Stoq sendo um software voltado para o comércio possui ferramentas incluidas em sua base que cooperam para o facil e rapido gerenciamento de pequenas a grandes empresas e até industrias. Em sua estrutura possui modulos que gerenciam quase todos os processos de produção de uma empresa, desde o almoxarifado, passando pela recebimento e o pagamento de uma compra, efetuando o pagamento e controlando as férias de um funcionário, indo até o calculo automatico de impostos, e fechando o orçamento final da empresa, esses são alguns exemplos das inumeras operações que o Stoq pode realizar. O Stoq e ideal em qualquer tipo de empresa, como ele em um negócio, toda a movimentação se encontra nos computadores que hospedam o software e efetuam o gerenciamento da empresa, veja um exemplo prático:
Em uma Loja de Roupas, de Nome Fantasia, a X funcionários, nó Stoq poderá realizar o cadastro de todos estes funcionários, e criar usuários administradores a partir de algum funcionário.
Nesta mesma loja, uma mercadoria acabou de chegar. No Stoq cadastra o fornecedor da mercadoria, efetue o cadastro de cada mercadoria no “Almoxarifado” com o máximo de informação util para encontrá-la.
Na hora da venda, o Stoq cadastra o cliente, recebe a mercadoria para a venda informando que funcionário a vendeu, imprime uma nota fiscal, informações como data, hora entre outras informações uteis. Recebe o dinheiro, deposita e faz o controle do caixa, e faz o controle das mercadorias no estoque.
Além dessas situações praticas, a inumerás outras. Uma vantagem do uso do Stoq é que se uma ferramenta não é encontrada no software, ela poderá ser facilmente criada e adptada a exigência do usuário, isto se deve a facilidade de gestão do codigo fonte, o suporte nativo do software e mesmo o suporte da comunidade encontrada na web.

2. Funcionabilidade
O software sempre priorizou a organização, com isso para simplificar ainda mais a administração por parte dos usuários ele foi divido em 12 aplicativos para a gestão de uma empresa, estes aplicativos que são a base do funcionamento do Stoq podem ser abertos simultaneamente de forma que fica facil a administração, no lançador de aplicativos e rapido abrir um aplicativo e começar a gerencia-lo.

2.1 Segurança
Por ser um software de trafego e controle intensivo de dados, o Stoq deve ter acesso restrito apenas sendo operado por usuários que obtem permissões sobre determinado aplicativo. Cada aplicativo recebe a devida permissão de utilização por parte de seus usuário, sendo que, um usuário do programa poderá controlar o Caixa e o Estoque, mas não poderá controlar a Administração, desse modo aumenta a segurança do Estoque não permitindo que usuarios sem acesso modifiquem dados de algum setor da empresa.

2.2 Caracteristicas
Alta usabilidade: Interfaces desenhadas com cuidado artesanal e baseadas em estudos de usabilidade.Produto dividido em diversas aplicações (módulos) voltados a áreas e departamentos específicos de uma empresa.Cada aplicação contém recursos específicos para determinado departamento ou setor de uma empresa, sendo simples de usar, com número reduzido de ítens de menu, botões e informações que possam confundir o usuário.
Multi-loja: O Stoq suporta o cadastro e o controle de múltiplas unidades e/ou filiais de uma empresa. Uma vez adicionada uma nova filial é automático e transparente o controle de estoque da mesma.
Multi-usuário: É possível incluir diversos usuários com permissões de acesso diferenciadas bastando para isso cadastrar determinados perfis.No Stoq um perfil de usuário possibilita definir restrições de acesso para certas categorias de funcionários. Por exemplo, o perfil vendedor define o acesso apenas para a aplicação PDV e poderá ser associado a todos os novos vendedores cadastrados no sistema.
E mais
Gestão de compras, vendas e estoque
Acompanhamento de clientes (CRM)
Controle financeiro
Impressão fiscal via ECF
Exportação de NF-e
Venda com cartões (TEF)
Desenvolvido em e para Linux
Impressoras fiscais
Dataregis Quick (ou qualquer outra que use o protocolo FiscNet)
Daruma FS345, FS600 e FS700
Epson FBII e FBIII
Bematech MP25 e MP2100
Cartões de crédito
Visa, Visa Electron e Visa Vale
Mastercard e Maestro
Amex
Fininvest
Private Label
JCB

 2.3 Aplicativos
A seguir será apresentado resumidamente a função de cada aplicativo do programa:

Administrativo: Este aplicativo permite ao administrador realizar tarefas importantes do sistema, como gerenciar usuários e funcionários, administrar permissões de acesso, configurar parâmetros globais do sistema, configurar periféricos, entre outras ações.

Tela do Administrativo do Stoq

Caixa: Este aplicativo está diretamente voltado para a área de controle de vendas, sendo responsável pelo gerenciamento de cada caixa da empresa e realizando operações comuns a ele como suprimentos sangrias.

Aplicativo Caixa no Stoq

Aplicativo Calendário: Este aplicativo foi desenvolvido com a finalidade de ajudar na visualização de datas de vencimento de contas a pagar e contas a receber, recebimento de pedidos de compra e etc.

Calendário no Stoq

Aplicativo Compras: Este aplicativo é responsável pela área de compras da empresa. Todas as compras de produtos destinados a venda são realizadas por este aplicativo e posteriormente, encaminhadas ao Aplicativo Estoque para futuro recebimento. Através deste aplicativo, é possível gerenciar fornecedores, transportadoras, produtos e serviços, facilitando assim o cotidiano dos administradores da empresa.

Tela de Compras do Stoq

Aplicativo Contas a pagar: Aplicativo responsável por gerenciar contas a pagar, normalmente provindas de pedidos de compra.

Tela de Contas a pagar
Aplicativo Contas a receber: Aplicativo responsável por gerenciar contas a receber, normalmente provindas de vendas.

Aplicativo Financeiro: Este aplicativo é responsável pelo controle e gerenciamento financeiro da empresa. Todas as contas correntes, contas de investimento, contas de cartões de crédito assim como contas a pagar e contas a receber poderão ser controladas neste aplicativo através de transações financeiras.

Tela do Aplicativo Financeiro

Aplicativo Estoque: Aplicativo responsável por gerenciar todo o estoque de produtos dentro do Stoq.

Esoque - Stoq
Aplicativo Inventário: Aplicativo responsável por realizar ajustes no estoque através de inventários.

Inventário do Stoq

Aplicativo Manutenção: Este aplicativo é responsável pela realização de ordens de serviço.


Aplicativo Ponto de vendas: Aplicativo responsável por realizar uma das funções mais importantes no Stoq, que é o de vendas. Diferentemente dos outros aplicativos, ele foi projetado para uma maior facilidade e agilidade na hora de realizar vendas. Por causa disso, ele possui uma leve integração com o caixa, como a possibilidade de realizar a abertura de caixa e o fechamento de caixa.


Tela de Ponto de Vendas do Stoq

Aplicativo Produção: Aplicativo responsável por gerenciar a produção de produtos de produção da empresa.

Produção no Stoq

3. Desenvolvimento (Dados tecnicos encontrados no site)
O Stoq é desenvolvido em Python usando GTK+, Kiwi, PostgreSQL e outras bibliotecas e ferramentas.
Wiki: O Wiki Stoq contém diversas informações, como os objetos do domínio, o processo de desenvolvimento e legislação relacionada a área comercial (principalmente tributos e homologações).
Bugzilla: Nós utilizamos o Bugzilla (sistema de rastreamento de falhas) para auxiliar no processo de desenvolvimento. Se você localizar uma falha deve reporta-la.
Jenkins: Nós utilizamos o jenkins para certificarem que todas as alterações nos módulos kiwi, stoq drivers e stoq no bzr passarão por todos os nossos testes.Isso nos ajuda a garantir a alta qualidade do Stoq.
O Stoq é desenvolvido em Python e utiliza PostgreSQL database para armazenamento. Sua interface gráfica é escrita em GTK através do PyGTK. É utilizada uma variante do MVC, arquitetura esta que torna mais fácil escrever interfaces gráficas. Contém uma infra-estrutura de plugins que permite chamada de módulos externos para estender o framework. É desenvolvido primeiramente para sistema operacional Linux, mas, para desenvolvedores com grande experiência em outros sistemas, deverá ser fácil portar para outros sistemas operacionais. Para facilitar aos usuários interessados em testar o software, o Stoq é distribuído também em Live CD baseado no Ubuntu.

3.1 Expansão
Baseado na licença GPL GNU Linux, que diz que o software livre poderá ser adquirido gratuitamente e alterado surge a customização e expansão do Stoq. Na expansão, o software poderá ser adquirido gratuitamente, sendo que seu codigo fonte tambem e livre, no conceito de expansão, qualquer usuário desenvolvedor, poderá se apossar do codigo fonte e altera-lo, seguindo a regra de manter os autores originais do software. Assim se qualquer desenvolvedor encontrar um bug, poderá criar patches de correção aplica-los e vende-los junto ao software, ou em primeira opção apresenta-los equipe de desenvolvimento oficial do software. Com essa função a cada novo lançamento do sistema o software vem com seus recursos aprimorados e altamente testados, mantendo sempre seu alto padrão de qualidade.

3.2 Customização
Seguinte os primordios da expansão, a customização no Stoq segue o mesmo padrão. Customização refere-se a adaptação do software as necessidades exigidas pelo usuário, sendo que se por padrão o software não inclue a funcionabilidade que se espera do programa, facilmente e disponibilizado pela equipe de desenvolvimento no proprio site do Stoq o codigo fonte as intruções necessarias para a customização do software. Contém um grande banco de dados no qual possui todas as informações referentes a criação de novos codigos para a implementação, isto por anos garantiu a rapida adaptação do software com os ambientes empresariais e industriais melhorando o Stoq, sua dependencias e maximizando a funcionabilidade do software. Há a customização particular, aonde se paga algum desenvolvedor para implantar alguma função no software, há outra forma, contratando o suporte diretamente dos desenvolvedores do Stoq, nisso paga-se para os desenvolvedores criarem e adaptarem uma funcionalidade não existente no software.

4. Usabilidade
Com uma interfae intuitiva auto explicativa fica facil o gerenciamento do Stoq por qualquer usuário. Para sua gestão, um usuário com nivéis basicos em informatica conseguirá usar o software sem nenhuma dificuldade. Suas barras horizontais te levam a navegar pelas janelas com interface simples, apresentando em cada parte apenas as funções que o usuario precise, não sobrecarregando o usuário com informações e implementos de dados desnecessários.

4.1 Interface
As interfaces do Stoq foram desenhadas a partir de estudos sobre a usabilidade dos sistemas, após vários estudos, o Stoq em cada nova versão chega mais enchuta, ou seja, com um visual mais organizado e leve, sendo simples de usar, com número reduzido de ítens de menu, botões e informações inuteis que possam confundir o usuário.As janelas do Stoq são relativamente simples, com muita informação util por trás. Em primeiro contato ele pede um simples login, com nome de usuário e senha, logo após na tela inicial, o software contém uma simples interface, com seus recursos digamos que escondidos. Está simplicidade da interface do Stoq se mantém pela ideologia do desenvolvimento do software, que é a organização. Na verdade seus recursos não estão escondidos, e sim organizados nos links que redirecionam o usuário a uma jona janela, por exemplo, cliquando na opção novo, você e redirecionado para a incersão de um novo usuario no sistema, logo se implementa os dados ali pedidos, em questão de minutos um novo usuario e cadastrado no sistema, tudo isso em telas simples, com uma interface organizada que não apresentam dados desnecessário e nem informações desvalidas, o que facilita a administração do software.

Parte 2 – Implementando o Stoq

1. Estrutura de Implantação em Servidores e Estações Linux
Voltado para comércio é para a industria, a implantação do Stoq se baseia em uma rede necessária para tal estrutura. Geralmente nesta estrutura há computadores com hardware adequados rodando um sistema servidor, e há estações de trabalho nos ambientes de trabalho forá do servidor. O Stoq deverá ser instalado em cada máquina que será usada para controle da empresa, assim as máquinas desses ambientes de trabalho deverá conter o Linux instalado, sendo que o banco de dados central que o Stoq necessita deverá ser instalado no servidor principal.
Nas redes de computadores hoje são baseadas ainda em computadores com servidores Windows Server e máquinas de usuários com Windows 7, 8 e 8.1, sistemas estes que necessitam de licenciamento, encarecendo a montagem de redes de comptuadores baseadas nesse sistema. O Stoq foi desenvolvido e altamente recomendado para Linux, porém já esta em versão de testes a versão para Windows, mas para redes de computadores que convém obter um custo beneficio não e recomendado a instalação em máquinas com Windows pois o gasto do licenciamento do com este sistema será alto e ainda incluirá gastos com o Stoq, já que o mesmo para a versão Windows não e gratuito.

2. Implantação: Mini Projeto
A seguir será apresentado um mini projeto basico de instalação do Stoq baseado em uma rede com Linux, segue:
Perfil Fisico
Hardware: O Stoq não exige um requisito mínimo de hardware para ser executado. Nesse caso, os requisítos dependem da distribuição de sua escolha.

1 máquina para o Servidor Linux, o Stoq e seu Banco de Dados
1 máquina para a estação de trabaho para administração
Software
Linux para servidor, qualquer distribuição voltada para servidores, e a melhor opção para o projeto de instalação
Linux para estações de trabalho
Banco de Dados PostgreSQL
Stoq e suas dependencias:
Dateutil – 1.4.1
Mako – 0.2.5
Psycopg – 2.0.5
PyGTK – 2.16 ou maior
PySerial – 2.2 ou maior
Python Imaging Library – 1.1.5 ou maior
Report Lab – 2.4
TwistedMatrix – 10.0
Zope.Interface – 3.0 ou maior

No CPD, a máquina que hospedará o servidor Linux deverá conter hardware adequado para o sistema, o Stoq e um banco de dados, como haverá grande trafedo de dados será recomendado uma máquina digamos, poderosa.
Na estação de trabalho rodará o sistema Linux e o Stoq que necessitara de hardware intermediário para suportar os software’s e o trafego da rede, este por sua vez se conectar ao servidor CPD que hospeda o Stoq com o banco de dados.

Perfil Logico
O servidor (CPD) deverá conter o sistema GNU Linux, qualquer versão do Linux voltada para servidores, o administrador da rede se encarregará da versão do sistema encaixando o na melhor opção possivel em seu projeto de rede.
Neste servidor um banco de dados deverá ser instalado e pronto para produção, o Stoq trabalha com banco de dados para hospedar os dados de controle que ele opera, há a opção de criar um banco de dados no computador em que se instala o Stoq, logo esta pratica e recomendada apenas quando for testar o Stoq, o banco de dados deverá ser instalado no servidor, logo as estações de trabalho deveram ser conectar a ele para salvar e ler os dados que movimentaram a rede.
As Estações de trabalho que serão usadas para a administração da empresa deveram ter o Linux instalado para suportar o Stoq, cada uma dessas máquinas se conectaram ao servidor com o Stoq, essa conexão deverá ser responsabilidade do administrador da rede e deverá ser trabalhada em seu projeto.
Obsevações: O administrador encarregado do projeto da rede deverá levantar todas as informações necessárias para a implantação do Stoq, este mini projeto apenas aponta uma idéia superficial bastante básica e resumida da instalação do Stoq, muitas informações foram resumidas ou ocultadas, logo e necessário o redigimento de uma documento contendo todas as informações levantas e organizadas para o projeto.

Visão Geral
O software Stoq para o sistema Linux e de longe um dos melhores programas para a gestão de uma companhia, o software e livre e gratuito e é um dos melhores no mercado de softwares gratuitos e pagos. Por sua crescente expansão ele vem sempre mais leve, com um visual novo e revigorante, com alta qualidade nas suas operações, com menos erros e bugs, isto tudo o torna o melhor software para gerenciamente de médias e pequenas empresas. Na sua usabilidade, e fácil um Auxiliar Adiministrativo lançar dados geraiss dentro do programa, ou mesmo controlar o Estoque de uma empresa.O Software foi desenvolvido para facilitar a vida de um administrador, nisso suas janelas são simples, objetivas e auto explicativas, contendo apenas o que e necessário para que o usuário saiba lançar dados no sistema, sem informações exageradas e inuteis que confudem o usuário. No seu sistema, cada aplicativo separado garante organização e facilidade de acesso, por exemplo,o aplicativo Administração e Caixa, estão separados, um usuário com acesso apenas ao Administração, apenas poderá abrir este aplicativo, já que no lançamento de cada aplicativo e necessário fazer um login, no administrativo ele poderá controlar dados gerais da empresa. No aplicativo Caixa poderá controlar o setor financeiro da empresa. O sistema e instalado em um servidor Linux, e nele e instalado o Banco de Dados Central que armazena os dados vindos de outros computadores com o Stoq instalado, o sistema e seguro, já que instalado em Linux está imune a virus, e possui barreiras e mais dificuldades para acesso e roubo de dados, o Stoq é seguro principalmente porque o Linux é seguro, e deverá sempre seguir essa ideologia. E fácil implantar e dar manutenção no Stoq, primeiramente porque sua instalação e praticamente automatica, contudo para projetos de rede tudo deverá ser discutivo e feito manualmente. Sua manutenção e das melhores, sendo que e fácil encontrar errros e bugs no programa pelos relatorios de usos que o software cria. O suporte e pago, mas de excelente garantia e rapido acesso. O software sempre esta em constante atualização por parte da equipe desenvolvedora e pelos deselvonvedores particulares, estes sempre bem vindos e acolidos pela Async, que possui na pagina oficial do Stoq um treinamento gratuito para quem quiser ajudar na melhoria e desenvolvimento do programa. Isto garante e sempre garanterá a alta qualidade deste software, que tem por lema, leveza, gratuidade e usabilidade ilimitada, fácil instalação e manutenção e alta qualidade no sua estrutra, “Stoq, Seja Livre.”


Siglas
GPL/GNU: em inglês  General Public License, em português Licença Pública Geral, GNU e a principal licença que esta construida o sistema Linux, GNU, sigla de  Gnu's Not Unix (Gnu não é Unix).
ERP:), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP), em portguês Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG).

Referencias
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stoq
Revista Espirito Livre: http://www.revista.espiritolivre.org/lancado-stoq-1-7
Stoq site oficial: http://www.stoq.com.br/
Br-Linux: http://br-linux.org/wparchive/2011/gestao-comercial-stoq-chega-a-versao-1-0.php
Viva o linux: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Stoq-Gestao-Comercial-Instalacao-e-configuracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário