TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

FIFA induz mais a violência que GTA, diz estudo





Uma pesquisa conduzida por um grupo de cientistas ingleses vai contra tudo que os detratores de jogos violentos costumam dizer. Segundo o estudo, chefiado por Simon Goodson e Sarah Pearson, da Universidade de Huddersfield, é mais provável que jogos de futebol levem a comportamentos agressivos do que aqueles costumeiramente taxados de violentos, como Grand Theft Auto ou Call of Duty.

O motivo para isso seria o fato que "o esporte é mais próximo da vida real do que atirar em alguém [em um jogo]". A pesquisa foi apresentada na conferência anual da British Psychological Society, em Glasgow, e chegou aos resultados obtidos ao medir a atividade cardíaca, cerebral e a respiração de 40 homens e mulheres voluntários, que jogaram aleatoriamente um jogo violento e um jogo de futebol, como FIFA e Pro Evolution Soccer.

Enquanto matavam personagens animados, os voluntários tiveram reações cerebrais pequenas, ao contrário da atividade neurológica acelerada e abrupta apresentada quando os jogadores faziam gols ou faltas dentro dos campos virtuais. "Como os participantes reagiram com mais agitação durante o jogo de futebol, parece que os efeitos dos jogos violentos foram mal interpretado no passado," disse o Dr. Goodson.

“Existe muita preocupação com os efeitos dos videogames violentos e como estes contribuem para a agressão em geral, no entanto, esta pesquisa indica que 'matar alguém' não é tão real como praticar um esporte, e que o cérebro reconhece isso e não reage da mesma maneira”, acrescenta ele.

No entanto, ele salienta que se deve levar em conta o modo como os ingleses encaram o futebol com extrema seriedade, sendo esse o principal motivo da associação tão forte que o cérebro faz entre o real e o virtual quando se trata do esporte.

Ao final, ele ressalta que essas pesquisas são preliminares, e apenas “sugerem que não pode ser automaticamente assumido que o conteúdo violento [de um jogo] leva uma pessoa diretamente para a agressão, e que novas pesquisas devem tentar descobrir os aspectos dos videogames que podem levar a uma resposta agressiva”.

Esse estudo corrobora os resultados de uma pesquisa anterior realizada pela Universidade de Ryerson, no Canadá, que concluiu que jogos violentos não afetam os jogadores emocionalmente.

Fonte: Arena Turbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário