TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

Wikipedia, patrimônio da humanidade

A Unesco ainda não reconheceu nenhuma iniciativa virtual como ‘patrimônio da humanidade’. Mas isso pode acontecer em breve — e a Wikipedia é uma candidata.

O comitê da Unesco se reunirá entre os dias 19 e 29 de junho, em Paris, para decidir novos locais de valor universal. São 42 concorrentes, como a Sierra de Tramontana, na Espanha, e o Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos e a Wikipedia, que iniciou uma campanha nesta quarta-feira, 25.

imagem

“Será um processo grande, porque antes de apresentar a candidatura é preciso atualizar a definição do que poderá ser Patrimônio da Humanidade. A Unesco precisa estar aberta para reconhecer um espaço digital”, disse ao El País Jorge Sierra, diretor da Wikimedia na Espanha. Se a Wikipedia conseguir o título, será o primeiro espaço virtual reconhecido como Patrimônio da Humanidade.

A Unesco, porém, mostra distância da proposta. “Por enquanto, não se considera que um bem intangível possa se tornar parte do patrimônio mundial”, disse Lucía Iglesias, que faz parte da Unesco. Para isso, diz ela, há a categoria “Patrimônio Imaterial da Humanidade”.

Para que possa submeter sua candidatura formalmente, a Wikipedia precisará do respaldo de vários países membros da organização. E, para conseguir apoio, a Wikimedia já lançou um abaixo-assinado — até o momento com mais de cinco mil assinaturas.

Fonte: Blogs/Estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário