TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

Paleontólogos retiram, em Uberaba, fóssil do maior titanossauro do Brasil

Reprodução em vida do Uberabatitan ribeiroi. Os fósseis do dinossauro foram encontradas em Uberaba (Rodolfo Ribeiro/Divulgacao )
Reprodução em vida do Uberabatitan ribeiroi. Os fósseis do dinossauro foram encontradas em Uberaba
Equipes de paleontólogos na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão descobrindo fósseis de um dinossauro que viveu há cerca de 70 milhões de anos. Na terça-feira foi retirada parte de um fêmur do Uberaba Titã (Uberabatitan ribeiroi), o maior titanossauro do Brasil. Os fósseis foram descobertos durante escavaçãoes em janeiro, mas os especialistas optaram por recolher essa relíquia somente no período de estiagem. Outras partes do fóssil já foram encontradas no mesmo nível de escavação e devem ser retirados das rochas ainda esta semana.

Segundo o paleontólogo do Museu dos Dinossauros, Luís Carlos Ribeiro, o local onde foram encontrados os vestígios fica às margens da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia. O trecho de administração do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) esconde outros segredos históricos.

De acordo com o paleontólogo, numa área de 10 metros quadrados foram encontrados outros fósseis de um dinossauro carnívoro e de tartaruga. Desde 2005 equipes trabalham no local em busca de vestígios e aos poucos obtêm resultados.

A peça recolhida essa semana já foi encaminhada para análise em laboratório. Os resultados podem se tornar uma publicação científica.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário