TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

Nasa autoriza lançamento da Endeavour para próxima 2ª feira

Washington, 14 mai (EFE).- A Nasa autorizou neste sábado o lançamento na segunda-feira da nave Endeavour, que em sua última missão transportará uma tripulação de seis homens rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

Os responsáveis da missão STS-134 decidiram por unanimidade em reunião às 16h do horário de Brasília a autorização da nave espacial depois que os meteorologistas calculassem em 70% as possibilidades de condições meteorológicas adequadas para o lançamento, informou a agência espacial americana em entrevista coletiva.

A tripulação da nave, liderada pelo comandante Mark Kelly, se encontra já em Cabo Canaveral para concluir os preparativos do lançamento.

A congressista Gabrielle Giffords, esposa de Kelly e que se recupera do ferimento na cabeça sofrido em um tiroteio em Tucson (Arizona) em janeiro também se encontra no local, enquanto a contagem regressiva começou na sexta-feira.

Esta será a penúltima missão antes que o lançamento do Atlantis, marcado para junho, encerre uma era nas viagens espaciais.

O Endeavour, que se prepara para sua última viagem espacial, teve que cancelar a primeira data de lançamento por um problema com dois aquecedores da unidade de potência auxiliar (APU) no dia 29 de abril.

Posteriormente, no dia 2 maio, data anunciada pela Nasa para a nova decolagem, foi adiada outra vez por problemas técnicos.

A decolagem está previsto para as 8h56 do horário local (9h56 do horário de Brasília) da segunda-feira, dia 16.

Os seis tripulantes da nave Endeavour são o comandante, Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas de missão Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff; e o astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori.

O Endeavour viajará à Estação Espacial Internacional (ISS) onde realizarão diversos experimentos científicos, enquanto levará um detector para o estudo da física das partículas nos raios cósmicos.

Além disso, os astronautas preencherão os radiadores com amoníaco, instalarão ganchos e plataformas de suporte no braço robótico da nave, entre outras operações.

Durante os 16 dias da missão, os astronautas também devem realizar quatro excursões de trabalhos exteriores que serão as últimas "caminhadas espaciais" programadas para astronautas das naves.

Esta será a missão número 25 e a última do Endeavour, que até o momento completou 4.429 órbitas e esteve no espaço por mais de 280 dias. EFE

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário