TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

IPad ganha aplicativo científico para controlar lasers



Se você esperava por uma "razão científica" para aderir à onda do iPad, agora já tem uma.

Cientistas britânicos desenvolveram um aplicativo para o tablet da Apple que permite a manipulação intuitiva e precisa de pinças ópticas.

iPad controla raios laser

As pinças ópticas são ferramentas de laboratório de última geração, formadas por feixes de raios laser altamente focalizados, que se interceptam para movimentar partículas em nanoescala.

Elas são usadas em diversos experimentos, sobretudo em biologia molecular - a manipulação precisa das estruturas biológicas com luz está na base dos principais avanços recentes no entendimento do funcionamento dos organismos vivos.

Como qualquer ferramenta controlada por computador, as pinças ópticas são controladas por mouses ou joysticks.

Isso, é claro, na era pré-iPad - agora elas podem ser controladas com os dedos deslizando sobre a tela sensível a múltiplos toques do tablet.

Avanço real

E não se trata apenas de uma substituição de uma ferramenta de controle por outra.

O controle dos lasers usados nas pinças ópticas tem sido limitado pela funcionalidade dos mouses e joystick, tornando difícil manipular várias partículas em várias direções.

A capacidade multitoque da tela do iPad resolveu essa limitação.

O novo aplicativo multitoque deu pela primeira vez aos pesquisadores uma representação clara, em 3D, dos sistemas de multipartículas.

Isso abre caminho para uma variedade de novas técnicas, como movimentar as nanopartículas virando o iPad, mover uma única partícula ou múltiplas partículas ao mesmo tempo, seja da esquerda para a direita ou para cima e para baixo, e até girá-las.

Graças à capacidade de comunicação sem fio do iPad, garantem os pesquisadores, o aplicativo vai também ajudar na segurança na manipulação dos lasers e evitar a contaminação dos experimentos.


Fonte: Inovacaotecnologica


Nenhum comentário:

Postar um comentário