TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

FBI pede ajuda na web para decifrar código



O FBI, a unidade de investigação de elite dos Estados Unidos, veio a público pedir ajuda para solucionar um caso que, há mais de uma década, intriga seus melhores peritos.

Trata-se do assassinato de um homem em 1999. As únicas pistas encontradas foram duas anotações no bolso de suas calças – porém os papéis estavam em um código tão elaborado que ninguém jamais conseguiu decifrá-lo.

De tão intrigante, o caso está no topo da lista dos grandes mistérios não resolvidos pela unidade de criptografia (Cryptanalysis and Racketeering Records Unit - CRRU). Para tentar elucidá-lo, o FBI tornou pública a história e divulgou as mensagens em seu site na esperança de que “um par de olhos frescos” consiga ter alguma ideia brilhante de como decifrá-las.

As pistas

Em 30 de junho de 1999, o escritório do Xerife de St. Louis, em Missouri, encontrou o corpo de Ricky McCormick, 41 anos. Ele fora assassinado e jogado em um campo e, nos bolsos de suas calças, foram encontradas duas notas encriptadas.

As mais de 30 linhas utilizam uma variedade letras, números e sinais. Segundo familiares, a vítima, que havia largado a escola no ensino médio mas sabia ler e escrever, usava esse código desde garoto. Nenhuma parente, no entanto, sabia como decifrá-lo.

A polícia determinou que as mensagens haviam sido escritas no máximo três dias antes do crime. Apesar dos esforços da CRRU e da ajuda da Associação de Criptogramas Americana, o significado permanece um mistério – assim como o assassino de Ricky McCormick.

O chefe da CRRU, Dan Olson, admitiu no site do FBI que precisa de ajuda. Quebrar o código, acreditam os policiais, poderia levar a informações sobre as atividades do homem pouco antes de ser morto – e, quem sabe, ajudar a revelar a identidade de seu assassino.

O FBI divulgou o código em março, mas o interesse pelo assunto foi tanto que, agora, há uma página especial para quem acreditar ter alguma pista.

http://forms.fbi.gov/code

Fonte: Info/Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário