TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

10 Incríveis descobertas que a Ciência concretizará até 2050


Você gosta de tecnologia? E de eventos históricos? E de evento históricos que envolvam tecnologia? Pois é, você pode não saber mas segundo os futurologos mais famosos, todos os itens dessa lista irão se realizar antes do ano de 2050. Tudo que você verá aqui já começou a ser estudado pelo meio científico e provavelmente serão marcos na História desse planeta quando acontecerem. Confira:

10. Computador de DNA
imagem

O material genético que constitui os seres vivos tem uma capacidade incrível de armazenamento de informações. Um miligrama de DNA é capaz de guardar todos os materiais impressos do mundo, por exemplo. Agora imagine um computador com este tipo de armazenamento de imagens, documentos, sons e vídeos, em um espaço minúsculo. Por este motivo, os computadores de DNA são uma das criações mais aguardadas do século, mas que ainda está em sua fase inicial de testes, com protótipos-conceito, apenas. Computadores DNA, além de modificar todas as tecnologias que conhecemos atualmente poderão levar a robótica à um novo patamar. Aliadas as outras tecnologias promissoras, o potencial é ilimitado.

9. Base permanente na Lua
imagem

Desde os primeiros passos do homem na Lua, cientistas pensam em colonizar o satélite da Terra. Entretanto, motivos econômicos e técnicos, o projeto nunca foi levado para a frente, mas a agência estadunidense de pesquisas espaciais, a Nasa, tem planos de construir uma base permanente na Lua até 2024. Infelizmente o presidente Obama recentemente vetou o orçamento da Nasa para o retorno a lua. A agência européia, ESA, também tem planos para 2025, mas os projetos são criticados por muitos cientistas, que acreditam que o orçamento das caríssimas missões deveriam ir para projetos diferentes como o nosso item 5 da lista. A Base na Lua é uma questão bastante polêmica. Em um simpósio científico em 2005 em Londres, foi levantada uma questão fundamental: Construções lunares não deveriam ser um consenso de toda a Humanidade? Por que a Lua não é dos americanos, muito menos dos Europeus, a Lua é de todos. O que a Nasa pretende fazer, colonizando a Lua com bases lunares, seria como tomar a Lua para os americanos, já que somente esses teriam permissão para povoar tais bases.

8. Transplantes de cabeça
imagem

Esta bizarra cirurgia poderia ser a resposta para praticamente todas as doenças que afetam o corpo humano, fora as da cabeça, que seria implantada no corpo de um doador. Entretanto, pesquisadores ainda não conseguiram desenvolver uma maneira eficiente de ligar a espinha dorsal à nova cabeça – ou seja, o corpo ficaria paraplégico. A cirurgia já foi realizada com algum sucesso em ratos, cães e macacos, e traz à tona questões éticas: se houvesse poucos doadores de órgãos, um corpo inteiro, com vários órgãos saudáveis indo para o transplante de apenas uma pessoa seria um ‘desperdício’, por exemplo. Outra questão é: transplante de cabeça poderia ser utilizado para prolongar a vida? O transplante de cabeça ainda gera muita controvérsias, contudo a Ciência avança cada vez mais na área e em breve terá a solução para o problema da conexão corpo-cabeça. E quando esse momento chegar, seria ético adotar essa prática?

7. Energia limpa
imagem

Com todos os problemas trazidos pelo uso de combustíveis fósseis, além do seu custo cada vez mais alto, a criação e o uso exclusivo de tipos de energia limpas se torna cada vez mais importante. Embora o uso de tipos de energia alternativos estejam se tornando mais comum, os combustíveis fosseis ainda correspondem a cerca de 85% de toda a energia usada no planeta. Métodos de energia limpa que já existem são a solar, eólica, geotérmica, e muitas outras, que precisam ser aperfeiçoados para que sejam utilizados em grande escala, substituindo os combustíveis utilizados atualmente. Recentes avanços na fusão nuclear podem legar a energia infinita e muito barata. A mais promissora de todas, a energia magnética, assusta grandes corporações que temem sua descoberta. Essa ultima pode ser a solução de todos os problemas com energia que enfrentamos atualmente referente a energia e o melhor, será gratuita.

6. Cura do câncer
imagem

O câncer é uma das doenças mais fatais da nossa época, e já tem muitos tratamentos que trazer chances de melhora o faz parecer que a doença se tornará como uma enfermidade crônica ‘gerenciável’ como a diabetes em alguns anos, mas nenhuma cura definitiva. Como o câncer existe em muitas formas diferentes, os tratamentos são variados e muito complexos. A doença mata mais de sete milhões de pessoas todo ano, mas esperamos que o aperfeiçoamento do item 2 da nossa lista possa ajudar a achar uma cura ou tratamentos mais eficientes contra os inúmeros tipos de câncer.

A Ciência descobriu um caminho que criou bastante expectativa na Medicina. O método ainda em estudo, utiliza um tipo de metal que é injetado na corrente sanguínea do paciente. O metal possui pólos que conectam apenas com células cancerígenas. Após a conexão os pacientes são submetidos a uma freqüência sonoras que faz o metal vibrar, gerando calor e por sua vez, matando somente as células cancerígenas.

5. Missão tripulada para Marte

Levar humanos para Marte é uma obsessão do campo científico já há algum tempo, mas a primeira missão tripulada para o planeta vermelho ainda não aconteceu. A missão poderia obter conhecimentos mais aprofundados sobre o planeta, e muitos especialistas acreditam que uma base permanente em Marte seria mais útil do que na Lua (o nosso item 9!). O problema é que a viagem para o planeta é cem vezes mais longa do que a para o satélite da Terra, e o clima do planeta é bastante diferente e de difícil adaptação para as naves espaciais. A Nasa e a agência européia pretendem mandar missões para o planeta vermelho até 2030, enquanto a agência espacial russa tem planos de mandar a primeira missão tripulada para lá em 2020.

4. Elevador espacial
imagem

É claro que nós preferimos enviar coisas para o espaço através de um canhão espacial, mas um elevador espacial funcionaria como uma ligação melhor entre a Terra e as naves espaciais, e facilitaria muito as viagens ao espaço. Os planos de criação da construção variam, mas geralmente o enorme elevador seria construído e ligado a estações espaciais em órbita, funcionando como um meio de transporte de humanos e carga, facilitando e barateando as viagens. Os planos para a construção do elevador são para o início da década de 30.

3. Teoria de tudo
imagem

Esta teoria da física explicaria a ligação entre as quatro forças fundamentais conhecidas atualmente: a eletromagnética, a força nuclear fraca, a força nuclear forte e a gravidade. A teoria das supercordas explica os princípios básicos da natureza, mas a teoria de tudo seria um grande pulo nos conhecimentos humanos sobre a física. Na verdade ela é o que limita o possível. Uma vez que o homem conseguir completá-la, as coisas mais inimaginaveis serão possíveis. Uma coisas dessa na mão dos homens é extremamente perigosa. No entanto, cientistas como Stephen Hawking dedicam sua vida para conseguir elaborar a Teoria do Tudo. A descoberta pode ser o inicio de uma nova era ou o inicio do fim.

2. Nanomedicina
imagem

A nanotecnologia tem o potencial de modificar o conhecimento humanos sobre varias áreas do conhecimento, mas uma das suas maiores contribuições pode ser à medicina, área em que suas aplicações são praticamente infinitas. As nanomoléculas podem carregar medicamentos com capacidade de destruir células cancerosas – e apenas estas células seriam afetadas, sem causar danos ao resto do corpo, como os tratamentos tradicionais. Técnicas avançadas podem utilizar as nanopartículas com medicamentos específicos para algumas partes do corpo, e nanorobôs funcionais (como estes criados recentemente) podem ser usados para realizar cirurgias delicadíssimas, além de destruir células e bactérias especificas. A nanomedicina ainda está dando os primeiros passos, mas a sua evolução poderá ser uma das maiores criações e avanços da medicina deste século.

1. Viagem ao centro da Terra
imagem

Você já deve ter visto muitos filmes de ficção cientifica que chegavam ao centro da Terra, mas, na realidade, nunca chegamos lá. Uma jornada ao centro do planeta é difícil devido à pressão no local, porque, afinal, todo o peso da Terra está lá – e não conhecemos nenhuma substancia que consiga manter a sua forma em pressões tão altas. Atualmente o maior buraco feito pelo homem é cerca de 0,2% do tamanho total que teria que ter para atingir o centro da Terra, onde poderíamos encontrar um meio de energia limpa quase inesgotável. Entretanto, pesquisas de novos tipos de materiais, tornaram essa viagem possível. Acredita-se que em 2030 esse feito poderá ser concretizado.


Fonte: Ahduvido

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse http://doe.vc/mq e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir