TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

Desenvolvedor de jogos cria computador do tamanho de pendrive


imagem


Um computador com um processador de ARM 11 com 700 MHz de clock e 128 MB de memória RAM não soa nem um pouco atrativo hoje em dia. Mas e se ele custar 25 dólares, tiver o tamanho de um pendrive e for direcionado para crianças carentes? Foi em torno desses três critérios que o desenvolvedor de jogos David Braben criou o Raspberry Pi, um computador que cabe inteiro na palma da mão.

David é o responsável pelo estúdio de games Frontier Developments e fundou uma organização com o mesmo nome do computador que criou para poder distribuí-lo para escolas que não podem pagar por um OLPC ou computadores do tipo.

O Raspberry Pi tem também uma porta USB, uma HDMI e uma entrada para um módulo WiFi ou de webcam e cabe inteiro em um espaço um pouco maior do que um pendrive USB atual. Ele também vem com um slot para cartão de memória microSD, usado como armazenamento e local de instalação do sistema escolhido por David para ser o padrão: o Ubuntu 9.

Seu tamanho diminuto e o uso de um sistema livre faz com que ele não custe mais do que 25 dólares para produzir. Além disso, o Raspberry Pi consegue exibir até 1080p de resolução por meio de sua porta HDMI e por suportar o OpenGL 2.0, mesmo tendo um processador e memória reduzidos.

Seu criador diz que pretende produzí-lo em massa e disponibilizá-lo no mercado em até 12 meses. A página da fundação contém mais informações sobre o projeto.

Site da fundação Raspberry Pi: http://www.raspberrypi.org

Fonte: Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário