Explosão após um minuto de decolagem matou os sete tripulantes e chocou o país
Bruce Weaver/28.01.1986/APExplosão da Challenger chocou os EUA em 1986
No Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia, o administrador da Nasa, Charles Bolden, colocou uma coroa de flores vermelhas no memorial criado para os sete passageiros da nave.
Por conta da ocasião, a Nasa, agência espacial americana, realizará diversos atos pelo país. O principal deles será no próprio Centro Espacial Kennedy, de onde partiu a nave.
O "voo da professorinha"
O lançamento da Challenger aconteceu no dia 28 de janeiro de 1986, após vários adiamentos devido ao atraso da missão STS-61C da nave Columbia e ao mau tempo.
Na própria data marcada, não se sabia se o mau tempo permitiria que a Challenger decolasse do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, mas a equipe responsável pela missão por fim deu sinal verde.
A tripulação era composta pelos astronautas Michael Smith, Dick Scobee, Judith Resnik, Ronald McNair, Ellison Onizuka e Gregory Jarvin, além da professora Christa McAuliffe.
A presença de Christa despertou o interesse dos americanos e em particular das crianças, que seguiram com interesse o lançamento televisionado.
No entanto, pouco mais de um minuto depois do seu lançamento um defeito nos tanques de combustível causou a explosão da nave.
Na mesma noite, o então presidente Ronald Reagan deveria discursar sobre o Estado da União, mas decretou luto nacional e em seu lugar pronunciou uma emocionante mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário