TItaniwm Redes

TItaniw Redes

Divulgue - Nos pelo Twitter

Negro é lindo: algumas das principais modelos negras da história da moda


Donyale Luna, em 66, na da primeira Vogue com uma negra na capa

A próxima edição da Casa de Criadores, em homenagem ao ano internacional afrodescendente sugerido pela ONU, além de acontecer no Museu Afro Brasil, traz uma novidade inédita nos eventos de moda brasileiro. O Ministério Público fechou um acordo com a SPFW em 2009 e a diretoria do evento sugere que as marcas tenham pelo menos 10% do casting composto por modelos negros. A Casa de Criadores decidiu por conta própria tentar atingir 20%.


Naomi Sims, a primeira top model negra


Beverly Johnson, a primeira capa da Vogue Ameria em 74

A primeira mulher negra a aparecer na capa de uma revista de moda foi Donyale Luna, em 1966, na edição inglesa da revista Vogue. Até a façanha acontecer nos Estados Unidos foram mais de 10 anos e Beverly Johnson em 1974 se tornou a capa da Vogue America. Além delas, Naomi Sims, a primeira modelo negra na capa da Life Magazine, foram as mulheres que nos anos 60 e 70 literalmente cavaram espaço para a mulher negra na moda mundial, seguidas das supermodels dos anos 80, Grace Jones, Iman e Warie Diri, nos anos 90, Naomi Campbell, e Verônica Webb e anos 2000, Alek Wek, Chanel Iman, Tyra Banks, Liya Kebele,


A cantora e modelo Grace Jones


Iman, modelo somaliana e esposa de David Bowie, em campanha da Yves Saint Laurent


A supermodel dos anos 90, Naomi Campbell


A modelo dos anos 90, Veronica Webb


A modelo sudanesa Alek Wek


Tyra Banks na capa da V


Chanel Iman, a primeira angel negra da Victoria’s Secret


A modelo etíope Liya Kebede na cada da i-D

Do Brasil, algumas que fizeram sucesso foram Luana de Noailles, na década de 70. Nos anos 80 e 90 quem brilhou foi Veluma, dupla frequente de Luiza Brunet nos editoriais. Mas a primeira capa da Vogue com uma negra só veio em janeiro deste ano com a angel Emanuela de Paula. Aliás, esta é uma edição histórica: foram bookadas apenas modelos negras. Além de Emanuela, algumas modelos brasileiras negras que se destacam atualmente no mundo da moda são Gracie Carvalho, Rojane Fradique, Samira Carvalho, Ana Bela e Janaína Santos.


Luana de Noailles e Veluma


A primeira Vogue brasileira com uma negra na capa, Emanuela de Paula


Gracie Carvalho na capa da L’Officiel


Samira Carvalho em campanha da Yves Saint Laurent


A modelo baiana, Rojane Fradique


A modelo paulista Ana Bela


Nenhum comentário:

Postar um comentário