O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), é um centro de pesquisas do Comando da Aeronáutica do Brasil, está desenvolvendo duas avançadas aeronaves de alta velocidade, tecnologias de propulsão de ar aspirado (air-breathing).
O Hypersonic IEAv Aeroespacial, denominado 14-X (depois do 14-Bis desenvolvido pelo pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont), projeto iniciado em 2005, é o primeiro projeto brasileiro com o objetivo de projetar, desenvolver, construir e demonstrar um Mach 10 Waverider em vôo livre com sua tecnologia scramjet.
O Mach 10 Waverider Hypersonic foi pesquisado no T3 do Brasil (túnel de choque hipersônico) do professor Henry T. Nagamatsu Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica.
IEAv do Brasil está também a desenvolver o Hypersonic Aerospace veículo, chamado DVPL (veículo demonstrador de Propulsão a Laser)
O Hypersonic IEAv Aeroespacial, denominado 14-X (depois do 14-Bis desenvolvido pelo pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont), projeto iniciado em 2005, é o primeiro projeto brasileiro com o objetivo de projetar, desenvolver, construir e demonstrar um Mach 10 Waverider em vôo livre com sua tecnologia scramjet.
O Mach 10 Waverider Hypersonic foi pesquisado no T3 do Brasil (túnel de choque hipersônico) do professor Henry T. Nagamatsu Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica.
IEAv do Brasil está também a desenvolver o Hypersonic Aerospace veículo, chamado DVPL (veículo demonstrador de Propulsão a Laser)

Brazil’s Hypersonic Aerospace Vehicle 14-X

Brazil’s Waverider Hypersonic Vehicle model installed
in the test section of the T3 Hypersonic Shock Tunnel

IEAv Prof. Henry T. Nagamatsu Laboratory of
Aerothermodynamics and Hypersonics
Hypersonic Aerospace Vehicle DVPL (left). 2-D laser
propulsion model installed in the test section of the T3
Hypersonic Shock Tunnel. Montage of the schlieren
frames (left to right) for Mach 10 hypersonic flow and 1
GW laser power (time between frames 10 μs)
Iniciado em 2008 e em colaboração com a Força Aérea dos EUA Escritório de Pesquisa Científica, o DVPL é a primeira Brasil-EUA Laser Propulsão experimento com o objetivo de projetar, desenvolver, construir e demonstrar, na tecnologia de propulsão de vôo livre do laser.
A 2-D número Mach 10 Laser Propulsão modelo de veículo projetado e construído pelo Prof Leik N. Myrabo pelo Rensselaer Polytechnic Institute (Troy, NY), foi investigado no túnel hipersônico T3 Choque (HST). Testes adicionais são esperados em 2011.

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